NUTRIÇÃO
A Nutrição é uma especialidade técnica, que orienta as crianças, jovens e adultos para a alimentação que devem consumir por forma a prevenir ou tratar várias doenças.
A Nutrição não serve apenas para emagrecer. Uma alimentação equilibrada, rica e variada é fundamental e deve ser individualizada para cada fase da vida. A obstipação também pode melhorar com a dieta adequada. O cólon irritável tão associado ao stress também melhora com a alimentação correta.
É uma área de intervenção interdisciplinar cujo objetivo essencial consiste na aplicação das ciências da nutrição e da dietética na prevenção de doenças, no tratamento de doenças já existentes e na educação para a saúde, quer a nível individual quer coletivo.
Após a avaliação nutricional, são determinadas as necessidades nutricionais de cada indivíduo, planificados e supervisionados os planos alimentares definidos, com base e apoio de dados clínicos, biométricos e bioquímicos.
Principais Patologias
- Obesidade
- Diabetes
- Colesterol
Diabetes Gestacional
Como é sabido, a grávida é muito propensa a Diabetes Gestacional, devido ao aumento dos níveis de glicose no sangue durante a gravidez, especialmente durante o último trimestre, situação que pode trazer complicações à gestante e ao bebé. Na consulta de Nutrição prestamos todo o aconselhamento necessário para ultrapassar esses riscos.
Nutrição Oncológica
No doente oncológico, uma nutrição adequada contribui para ultrapassar melhor os sintomas, reduzir limitações associadas à doença e aos tratamentos, favorecer uma ingestão de nutrientes adaptada às necessidades da situação clínica, diminuir as infeções e complicações pós cirurgia, contribuir para um menor tempo de internamento e promover uma melhor resposta aos tratamentos.
Assim, as orientações da especialidade baseadas na evidência científica referem que a ciência da nutrição deve integrar os cuidados multidisciplinares em oncologia, na medida em que contribui para um melhor estado nutricional, o qual tem impacto no prognóstico e qualidade de vida.