Especialidade

Ginecologia

O que é a Consulta de Ginecologia?

A consulta de Ginecologia é um encontro com uma médica especializada que se foca na saúde íntima e reprodutiva da mulher.

Durante essa consulta, a Ginecologista faz uma pequena história clínica, realiza os exames complementares adequados (como: a citologia Papanicolau, a ecografia ginecológica, a colposcopia) e discute questões relacionadas à saúde sexual, reprodutiva e ginecológica da paciente.

Dra. Maria Cecília Silva

Dra. Maria Cecília Silva

Diretora Clínica e
Ginecologista

Cuidados importantes a ter em Ginecologia
Consulta de Ginecologia

Para que serve a consulta de ginecologia?

Este tipo de consultas serve para diagnosticar e tratar uma variedade de condições ginecológicas, além de oferecer orientação sobre a prevenção de Doenças de Transmissão Sexual (D.T.S.) e contracepção hormonal ou outro tipo.

Bem como, aconselhar sobre saúde sexual e saúde reprodutiva.

Serviços de Ginecologia

Exames ginecológicos de rotina (com espéculo ou bico de pato)

São avaliações médicas preventivas com espéculo, ou bico de pato, para examinar e verificar a saúde do trato reprodutivo feminino, incluindo colo do útero e vagina.

Rastreio de DTS e Cancro

São exames médicos preventivos para detecção precoce de doenças sexualmente transmissíveis e cancro, ajudando na identificação, diagnóstico e tratamento eficaz dessas condições de saúde.

Avaliação de problemas de Infertilidade

São exames e testes médicos detalhados para diagnosticar causas de infertilidade, avaliando a saúde reprodutiva das mulheres, a fim de orientar tratamentos adequados.

Consulta de Menopausa e Modulação hormonal

Consulta médica especializada para avaliar sintomas da menopausa e oferecer opções de modulação hormonal, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e bem-estar das mulheres.

Planeamento Familiar, Saúde sexual e Reprodutiva

Serviços de planeamento familiar oferecem suporte abrangente para garantir a saúde sexual e reprodutiva, fornecendo informações, métodos contraceptivos e cuidados preventivos.

Avaliação de incontinência urinária na Uroginecologia

A avaliação especializada em uroginecologia visa diagnosticar e tratar a incontinência urinária, abordando causas e proporcionando soluções para melhorar a qualidade de vida.

Sabia que…

Estas consultas são, muitas vezes, “complementadas” com a Colposcopia que consiste na visualização ampliada e indolor com um colposcópio (semelhante a um microscópio, aumenta o colo do útero). Este método permite-nos, assim, um diagnóstico mais fiável das patologias mais frequentes, tais como infeções e lesões, quer pré-malignas, quer malignas.

Principais Patologias

Infeções genitais (vulgo corrimentos)

Candidíase, HPV e Clamídea (DST)

Hemorragias uterinas anormais

Fibromiomas uterinos

Tumores do ovário e Doenças das trompas

Endometriose

Incontinência urinária

Prolapso Uro-Genital

Consulta da Mama

A ginecologia está intimamente ligada à saúde da mama, pois esta é influenciada por hormonas ginecológicas tanto internas como externas.

Além disso, a avaliação médica da mama permite detetar tumores precocemente e oferecer orientações sobre exames de rotina, como a mamografia e a ecografia mamária.

O aconselhamento inclui a frequência da realização de exames específicos e, ainda, a possibilidade de rastreio genético em casos de histórico familiar de cancro da mama, sendo que as doses de radiação recebidas em mamografias ao longo da vida são consideradas seguras.

Perguntas Frequentes

Todos os problemas ginecológicos requerem tratamento?

Nem todos os problemas ginecológicos requerem tratamento imediato. Alguns podem exigir apenas monitorização e vigilância regular (como um quisto do ovário ou um mioma uterino), enquanto outros podem necessitar de intervenção médica ou cirúrgica. A sua Ginecologista irá orientá-la
sobre o melhor curso de ação com base no seu diagnóstico e discutir as várias opções
terapêuticas.

A consulta de Ginecologia é dolorosa ou desconfortável?

Normalmente, a consulta de Ginecologia não é dolorosa, mas pode causar algum desconforto leve. A sua Ginecologista vai colocá-la à vontade e com a experiência acumulada vai discutir consigo a melhor opção para o seu caso.

Com que frequência devo fazer uma consulta de Ginecologia?

Recomendamos uma periodicidade anual nas consultas de Ginecologia para realizar os exames de rotina de acordo com a faixa etária. No entanto, se estiver a lidar com problemas específicos e agudos (como um corrimento ou ma hemorragia anómalos), a sua Ginecologista pode recomendar consultas mais frequentes.

 

No caso de uma queixa aguda, como um corrimento ou uma hemorragia anómala, pode ter necessidade de uma consulta urgente.

Quais são os sinais de alerta para procurar atenção médica?

Alguns sinais de alerta que devem ser levados a sério incluem: dor durante o ato sexual, dor pélvica intensa, sangramento vaginal irregular ou abundante, corrimento com cor ou cheiro, dor durante o sexo, incontinência urinária, entre outros.

 

Na presença de um ou mais destes sinais, deve procurar a sua Ginecologista. 
×